O teste de colisão QQ

O teste de colisão é uma etapa fundamental que todos os veículos devem passar para garantir a sua segurança e a dos seus ocupantes. Esse teste é especialmente importante quando se trata de veículos compactos, como o QQ.

O QQ é um carro urbano desenvolvido pela Chery, empresa chinesa de automóveis. Ele tem sido amplamente utilizado no mercado brasileiro como um modelo de entrada, mas muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre sua segurança. Essa é uma preocupação legítima, considerando a reputação das montadoras chinesas.

O teste de colisão do QQ foi realizado em 2016 pelo Latin NCAP (New Car Assessment Program), uma organização independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina. O teste é conhecido como crash test em inglês, que significa literalmente teste de colisão.

Os resultados do teste

O teste de colisão do QQ foi feito em duas versões do carro: a primeira com dois airbags e outra com quatro airbags. A versão com quatro airbags obteve uma classificação de três estrelas na proteção dos ocupantes adultos, enquanto a versão com dois airbags recebeu apenas duas estrelas. Na proteção de crianças, ambas as versões receberam três estrelas.

Essas classificações podem parecer baixas em comparação com outros carros, mas é importante lembrar que o QQ é um veículo compacto e de entrada. É preciso considerar também que as classificações do Latin NCAP são mais rigorosas do que as da legislação brasileira. O teste é realizado com velocidades maiores e considera diferentes tipos de impactos.

O que significa a classificação

As estrelas são uma forma de avaliar o desempenho do veículo em diferentes áreas de segurança. A avaliação é dividida em três categorias: segurança dos ocupantes adultos, segurança dos ocupantes infantis e segurança ativa.

A segurança dos ocupantes adultos avalia a proteção do motorista e passageiros em caso de acidente. A segurança dos ocupantes infantis avalia a proteção de crianças de diferentes idades. A segurança ativa avalia os recursos que o carro tem para evitar acidentes, como frenagem automática e assistente de faixa.

Por que o teste de colisão é importante

O teste de colisão é uma maneira de garantir que o veículo atenda a certos padrões de segurança antes de ser vendido. Ele é uma forma de proteger os motoristas e passageiros em caso de acidente e prevenir lesões graves ou fatais.

É importante lembrar que, mesmo que um carro tenha uma boa classificação no teste de colisão, isso não significa que ele seja invencível. A maneira como o motorista dirige e as condições da estrada são outros fatores que afetam a segurança do veículo.

Conclusão

O teste de colisão é um assunto de grande importância para os motoristas e passageiros. O teste do QQ foi aprovado pelo Latin NCAP, o que significa que ele atende aos padrões de segurança estabelecidos pela organização. Portanto, o QQ pode ser uma opção segura para aqueles que procuram um carro compacto e de entrada.

No entanto, é importante lembrar que, além da segurança do veículo, é preciso prestar atenção à maneira como se dirige e às condições da estrada. Dirigir com segurança é a melhor forma de prevenir acidentes nas estradas.